http://vocepodeserumadiva.blogspot.com.br/http://vocepodeserumadiva.blogspot.com.br/p/faq.htmlhttp://vocepodeserumadiva.blogspot.com.br/p/fale-comigo.htmlhttps://www.facebook.com/pages/Voc%C3%AA-Pode-Ser-Uma-Diva/264889593588172HTML Map

Dicas Para Entrar Na Blogosfera

Pela primeira na minha vida, yeah, for the first time in my life, minha férias foi muito agitada e eu praticamente não parei em casa, então, eis o por que da minha ausência aqui no blog. Em meu primeiro dia de volta à rotina eu estava checando os e-mails e foi nesse momento que esse dia chato e coberto por uma penumbra espessa brilhou, porque recebi a pergunta de uma leitora e, óbviamente, estou feliz por poder ajudar alguém.
A minha Leitora Premium foi a Patricia Hanashiro que fez a seguinte pergunta:
"Queria começar um blog de moda mas não sei ainda como, você poderia me dar dicas??"
Assim como a Patricia, várias pessoas possuem a dúvida de como iniciar na blogosfera, meu irmão, minha amiga e mais outras pessoas sempre me pedem auxílio na hora de criar um blog - por mais que não pareça, adquiri bastante experiência com meus outros blogs - enfim decidi generalizar e reunir minhas melhores dicas para quem quer entrar com o pé direito na blogosfera.

Como todos já sabem e estão exaustos de tanto ouvir a mesma coisa, ninguém é igual, cada um de nós possuí um jeito mais peculiar de ver ou fazer qualquer coisa, portanto é importante você transpassar isso no seu blog. Como? Pegue como exemplo as conversas que você costuma ter com parentes ou amigos mais próximos, esse tipo de aproximação mostra bastante do que você gosta e quais assuntos lhe chamam mais a atenção.
Muitas blogueiras tendem a criar seu primeiro blog pelo impulso, naquele momento em que elas rodam todas as páginas daquele site da blogueira super famosa, e nisso, muitas acabam colocando e fazendo tudo como o da blogueira famosa, o que acaba sendo bem chato. Ver a mesma coisa em inúmeros blogs é um pé no saco! Com isso, tente mostrar toda essa sua peculiaridade na maneira como você escreve, no layout, nas suas fotos e nos assuntos abordados. Parece um monte de besteira?! Não só eu, como também a maioria das pessoas gosta de frequentar blogs com conteúdo e personalidade inesquecíveis, por isso, ser igual aos demais não irá te fazer especial. Minha dica principal: aborde assuntos que você realmente goste, entenda ou coisas novas, isso sempre se torna perceptível ao leitor.

Assim como o cabelo é o cartão de visita da cabeleireira, o design é o seu cartão de visita. Muita gente investe muito em uma pessoa especializada em web design - digamos que um bom design não sai barato - no entanto, como você está começando, eu não te aconselharia a investir rios e fundos em tais questões, afinal, quem sabe depois de um tempo essa vontade de ser blogueira passa e quem acaba no prejuízo é você. Isso vale também para o domínio do blog (.com, .org, .net, etc.).
A internet é repleta dos mais variados tutoriais para se criar um template, fazer mudanças nos designs prontos do blogger, entre outros, portanto, basta procurar e se esforçar, nada é tão difícil assim - confiem em mim.

Quem não quer um sucesso instantâneo né?! Infelizmente, a blogosfera não é assim... Além de se dedicar e fazer um bom trabalho, outro meio de conseguir seguidores e leitores fiéis é por meio de muita divulgação (da maneira correta) e das redes sociais, quando se tem um blog, aderir as redes sociais é muito importante afim de que as informações circulem mais e rapidamente.
É interessante e importante você se comunicar com leitores e pesquisar o que as pessoas mais comentam e gostam, fazer parcerias e divulgações tanto em rede sociais quanto em outros blogs.

Essas são as minhas principais dicas para adentrar nesse universo dos blogs, mas acima de tudo acredite no seu trabalho, explore e acredite que você tem algo especial dentro de você e que isso precisa ser compartilhado com os demais.
Sempre quis fazer esse post para sanar algumas dúvidas básicas que todo mundo tem ao criar um blog, no entanto eu fiz o mais resumido possível - eu adoro escrever descontroladamente! - por isso, se vocês quiserem, eu faço um "Manual Do Blog".

3 comentários:

  1. Adorei as dicas e concordo com você. Uma das coisas que mais me influenciam em seguir um blog ou não é a personalidade do autor/blogueiro/blogueira/sei lá. Mas, ótimo post.
    Faz sim o "Manul do Blog"

    Um beijão, Manu!
    http://estranham3nte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas, são realmente muito uteis!

    Tá rolando concurso lá no blog, participa?

    http://rascunhosdecaneta.blogspot.com.br/2013/01/concurso-em-parceria-com-o-rascunhos.html

    ResponderExcluir
  3. Super legal e interessante o post!! As dicas que vc deixou no seu post são com certeza muito úteis! Seguindo aqui, vou ficar super feliz se vc seguir o meu blog também! Bjs!

    http://amoreoxigenio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir